Thursday

BOLO INVERTIDO DE PERA ASIÁTICA

10 Nov 2011

Read in ENGLISH



FELIZ ANIVERSÁRIO PARA O PECADO DA GULA! E parabéns a Akemi por conduzi-lo com tanta maestria!


Trago hoje, um bolo invertido que vou levar lá pra festinha de aniversário do blog da Akemi, o PECADO DA GULA que completa 6 aninhos! Vai ter festa lá amanhã, dia 11/11/2011! Que data especial, hein! Tão especial quanto seu blog, com coisas lindas e deliciosas, sem falar na simpatia de pessoa que ela é. 

Como a Akemi tem origens asiáticas e ficou com saudade da terrinha quando fiz os Triângulos Kimbap, resolvi homenageá-la com este bolo, feito com a mais apreciada fruta do oriente: a pera Asiática.

A pera Asiática é super suculenta e por este motivo, fiquei com medo de usá-la crua, direto no fundo da forma como faço com maçãs e bananas, portanto, cozinhei a pera fatiada numa calda de açúcar queimado antes de colocar na forma, com a massa do bolo, para assar.

A massa, adaptei do Bolo de Iogurte com Maçã lá do blog da minha xará, o Eternos Prazeres. Como ela usou o próprio copinho do iogurte como medida e meu iogurte é feito em casa num "potão", adaptei as medidas para xícaras além de ter substituído parte da farinha por farinha integral. Obrigada, Renata, a receita é 10 e combinou perfeitamente com as peras!



BOLO INVERTIDO DE PERA ASIÁTICA

Ingredientes:

1/2 xíc. de iogurte natural (usei o feito em casa)
1/4 de xíc. de óleo (usei de sementes de uva)
1/2 colh. de chá de extrato de baunilha
1 xíc. de açúcar + 1/4 de xíc. para a calda
1/2 xíc. de farinha de trigo integral
3/4 de xíc. de farinha de trigo 
2 ovos
1 colh. de chá de fermento em pó
1/2 colh. de chá de canela em pó
1 pera Asiática (750g)

Comece pela calda, derretendo, em fogo brando, 1/4 de xícara de açúcar. Junte a pera descascada e fatiada, sem as sementes e deixe cozinhar em fogo brando por uns 10 minutos. Ela vai ficar cozida, porém inteira. Vire as fatias de vez em quando para que peguem a cor da calda.


Arrume as fatias no fundo de uma forma de bolo inglês, junto com a calda que sobrar na panela, ou tabuleiro pequeno. Pode sobrepor, como fiz. Reserve.


Para a massa, bata todos os ingredientes (menos as farinhas e o fermento) no liquidificador. Despeje numa tigela onde foram peneirados as farinha e o fermento. Misture bem (usei o batedor de arame) e despeje sobre as peras. 

Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 40 a 50 minutos. Desenforme morno.


9 comments:

  1. Deve ser delicioso.
    Tem muito bom aspecto.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ReplyDelete
  2. E ficou bárbaro!

    Tem razão, as peras que existem por aí são as mais lindonas e grandonas que eu já vi...rsss

    Belíssimo bolo, e uma bela homenagem
    Que bom!

    ReplyDelete
  3. Ai que bolo é esse hein!
    A Akemi vai ficar super feliz :))
    Você tem mãos de fada mesmo :o
    Um beijão,
    Queila

    ReplyDelete
  4. I love the presentation and the cake looks so good. Wish I could read it in English.

    ReplyDelete
  5. ESSE BOLO FICOU LINO E QUE DELICIA QUE DEVE SER.
    BJS

    ReplyDelete
  6. Oi, Re,

    O seu bolo ficou com um aspecto tão delicioso! E a presença do iogurte caseiro e da farinha integral devem o ter deixado ainda mais nutritivo e interessante, ótima contribuição paraa festinha da Akemi.

    Beijoca!

    ReplyDelete
  7. The English translation won't seem to come on, but for the time being, I can admire the pictures of your delicious cake. Always a pleasure!

    ReplyDelete
  8. Renata, primeiro muito obrigada pela contribuição para a festa do PG! E segundo vc me aguou a boca só de lembrar dessas peras suculentas e deliciosas! Se in natura já são uma perdição, que dirá nesse bolo fantástico??? Aiiii que tortura viu! rsss
    Agora que a internet chegou em casa, vou postar sua receita e as que não pude incluir no post do bloganíver!
    Bjss e muito obrigada pelo carinho!

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...