Thursday

MOQUECA EM 5 MINUTOS

24 Nov 2011

Read in ENGLISH


Calma, eu explico. Esta não é uma moqueca tradicional. E quem sou eu para "ensinar" a fazer moqueca!! Mas, há muito tempo atrás quando vi uma culinarista apresentando esta receita na TV, nunca mais esqueci e ela se repete muito na minha cozinha, especialmente naquelas horas quando você quer alguma coisa vapt-vupt. Já não lembro mais exatamente as quantidades mas também não é nada que exija muita precisão. A receita pode ser adaptada à vontade. Para ficar mais parecida ainda com a moqueca verdadeira, pode-se acrescentar pimentões, cebolas, outros frutos do mar e até azeite de dendê para quem gosta (claro que aqui na Coréia, impossível rsrs). Aqui, o único ingrediente que adicionei foi o camarão, que entrou já no final e exigiu um minutinho a mais de cozimento sem pressão, para não passar do ponto.


MOQUECA 5 MINUTOS

700g de filé ou posta de peixe da sua preferência
300g de camarões descascados (opcional)
1 xíc. de molho de tomate bem grosso (feito em casa ou enlatado)
200ml de leite de coco
2 colh. de sopa de coentro fresco picado
2 colh. de sopa de salsa fresca picada

Numa panela de pressão (fora do fogo), despeje o molho de tomate. Arrume os filés ou postas de peixe por cima do molho. Tampe a panela e leve ao fogo médio. Quando começar a apitar, conte 5 minutos. Retire do fogo e leve a panela para dentro da pia e deixe cair água fria até terminar a pressão. Abra a panela e junte o leite de coco, a salsa e o coentro. Tampe novamente e faça movimentos circulares com a panela para misturar tudo. Sirva a seguir.

Se optar por juntar camarão, acrescente-o depois de tirar a pressão e volte ao fogo (sem pressão) para ferver por um minutinho só. Depois junte o leite de coco, a salsa e o coentro e misture tudo fora do fogo.

Sirva com arroz branco. Molho de pimenta à parte.

10 comments:

  1. Na panela de pressão nunca experimentei, vou tentar.
    Ficou linda e deu água na boca.
    Bjo

    ReplyDelete

  2. Isso sim é dica, e das mais práticas que já vi.
    Beleza, vou fazer por aqui.
    Bjs

    ReplyDelete
  3. Oi Renata,
    O tipo da receita que eu gosto: Simples Assim.
    Bj,
    Lylia

    ReplyDelete
  4. Pois a sua moqueca coreana ficou um sucesso total!!! Coisa mais gostosa!

    Você pode nao ter o dendê aí, mas uma coisa que me lembro bem da Coréia é a diversidade de peixes e frutos do mar que tem aí, né?

    Ficou show amiga, se aí já nao fosse de manhã eu ia me convidar pra jantar...rsss

    Bjo
    Bom dia!

    ReplyDelete
  5. que delicia nunca comi mas adorei...e já comia...se podesse!!
    bjs

    ReplyDelete
  6. Oi, Re,

    Tenho que dizer: a sua moqueca ficou show! Adorei a dica! Já conhecia receitas de massas na pressão e tals, mas não peixes na pressão, rsrs. Eu não gosto de azeite de dendê, por isso o uso com muita parcimônia, rsrs.

    Um beijo e bom fim de semana!

    ReplyDelete
  7. Eu tenho dendê!!!!! Trouxe direto da Bahia.
    Adorei a dica! bjs!

    ReplyDelete
  8. This looks absolutely delicious. Would love for you to share this with us over at foodepix.com.

    ReplyDelete
  9. Acho que seu primor em cozinhar, as coisas se tornam muito mais o que devem ser :) Essa moqueca está de avançar na tela... eu sou super fã ;)
    Parabéns, está muito apetitosa :P
    Um beijo,
    Queila

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...