Tuesday

MANTEIGA CASEIRA (e o charme das porções individuais)

16 Ago 2016


Eu sei que parece ser tempo jogado fora quando se fala em fazer manteiga em casa. Primeiro, porque a manteiga é feita com creme de leite fresco, produto este que não custa barato. Segundo, o rendimento é baixo já que somente 35% do creme é gordura. Por último, pra que fazer em casa se encontramos facilmente boas marcas de manteiga em qualquer supermercado? Acredite em mim, um dia você pode precisar!

Sabe aquela receita que pede somente algumas colheradas de creme de leite? O que você faz com o restante da caixa de 500ml (tamanho mais facilmente encontrado nos mercados) antes que se estrague?

Aqui em casa não consumimos leite longa vida. Nossa preferência é pelo leite pasteurizado, aquele que é vendido em saquinhos e que já está se tornando raridade. Este leite dá nata! Sim, nata! E nata = creme de leite! Eu costumo separar um pouco da nata e vou juntando em potinhos no freezer. Quando junto o suficiente para fazer manteiga, o resultado é este que vou mostrar aqui.

Tá certo que a quantidade de nata que aparece na foto abaixo é muito maior do que você precisa para fazer um pouco de manteiga. Acabei deixando juntar demais e tive até que fazer em duas etapas. 


Mãos à obra, então! Se usar natas congeladas, deixe-as descongelarem na geladeira de véspera.

Despeje as natas ainda bem geladas na tigela da batedeira com o batedor de arame.


Bata em velocidade baixa a média, para não espirrar.

Depois de algum tempo vai virar Chantilly (sem o açúcar).


Continue batendo...
  

 ...e o creme vai começar a talhar


Nesse momento, um líquido vai se separando, e pode começar a espirrar. Se necessário, diminua ainda mais a velocidade da batedeira. Se ainda assim continuar espirrando, proteja com um pano de prato. 


Quando a manteiga se amontoar no batedor e o líquido esbranquiçado formar uma "piscina", pare de bater. 

Despeje esse líquido em um recipiente, passando por uma peneira e reserve-o. 

PARÊNTESE:

Este líquido que sobra é o tão conhecido BUTTERMILK que pode ser usado em receitas de bolos, pães, etc. No entanto, esta é a sua versão doce (não azedada).


Devolva quaisquer pedacinhos de manteiga que tenham ficado na peneira, para a tigela. Esprema a manteiga com uma espátula para sair mais líquido. Se preferir pode fazer isso com as mãos usando luvas.
  

Despeje um pouco de água filtrada gelada sobre a manteiga. Amasse a manteiga dentro desta água, lavando-a bem. Esta lavagem retira os resíduos de leite e prolonga a vida útil da manteiga.


Escorra a água e repita a operação quantas vezes forem necessárias para que a água saia bem limpa, geralmente três vezes.

Se preferir uma manteiga com sal, esta é a hora de acrescentá-lo a gosto, misturando bem.

Forre um recipiente com papel manteiga e espalhe a manteiga, apertando bem.


Leve à geladeira até a hora de usar.

Você pode dividir em porções e embrulhar em papel manteiga. 


Se achar que vai demorar a consumir, pode congelar.



Se você for mais do tipo artista, que gosta de fazer um charme na mesa do café da manhã ou daquela entrada antes do almoço ou jantar, pode fazer porções individuais em formatos diversos. Abaixo, alguns exemplos:

Deixe a manteiga amolecer um pouco a coloque num saco plástico. Achate e forme um retângulo com 0,5 a 1 cm de espessura. Volte para a geladeira para endurecer.


Use cortadores de biscoitos pequenos, aquecidos em água quente (não fervendo) para cortar os formatos desejados (usei círculo e estrela). Após cortados, coloque-os em uma tigela com água bem gelada para que mantenham a forma.


Outra alternativa é usar forminhas para bombom, de silicone. Para isso, use a manteiga amolecida e preencha as forminhas, nivelando bem com uma espátula.


Leve ao freezer para endurecer por alguns minutos, e desenforme. Novamente, mantenha-os em água gelada para não amolecerem.


Uma forma bem rápida e prática de fazer porções individuais de manteiga, é usar um saco de confeitar com bico de sua preferência. Faça os montinhos, separados uns dos outros, em cima de uma tábua de corte ou tabuleiro forrado com papel manteiga. Leve ao freezer até congelar.


Depois transfira para um recipiente e volte ao freezer até a hora de levar à mesa. Retire somente a quantidade necessária.


A minha última sugestão é a manteiga temperada. 
Misture uma porção de manteiga amolecida com temperos de sua preferência (ex.: alho e salsa)


Despeje em cima de um pedaço de filme plástico e forme um bastão, fechando bem as pontas.




Leve à geladeira até endurecer bem.

Retire da geladeira, desembrulhe e corte com uma faca aquecida em água quente, limpando-a após cada corte.


Disponha as rodelas em um tabuleiro forrado com papel manteiga e congele. Após congelado, passe para um recipiente e devolva para o freezer. Na hora de consumo, retire a quantidade que desejar.



7 comments:

  1. Que receita maravilhosa, minha vó fazia manteiga caseira quando eu era pequena, mas ela batia a mão a nata, dentro de um vidro grande. Obrigada por compartilhar.
    Bjos.

    ReplyDelete
  2. Olá, eu também voltei a tomar leite de saquinho. Mas lembro que minha mãe fervia e só depois que esfriava, que ela colhia a nata. Você faz assim ou dá pra colher sem ferver?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Beiba,
      Seria ótimo se conseguíssemos tirar a nata sem ferver, somente pasteurizada, mas não dá.
      Eu esquento o leite somente até atingir 80°C, sempre tampado e mexo de vez em quando, em fogo baixo. Ao atingir a temperatura resfrio a leiteira em um banho de água fria e coloco na geladeira por 24hs. Dessa forma da pra colher um boa quantidade de nata.

      Delete
  3. Excelente postagem!!! Dá trabalho heim, mas amo fazer os produtinhos em casa também... Muito obrigada por compartilhar. E amei as sugestões!! Beijo

    ReplyDelete
  4. Nunca fiz , achei bem simples e deve ser muito saborosa.

    ReplyDelete
  5. Adorei as dicas e tenho dúvidas em relação ao prazo para consumo, na geladeira e no freezer são quantos dias para poder consumir. Bjs!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Nádia,
      Difícil responder sua pergunta, a manteiga caseira nao dura o suficiente aqui em casa rsrs. Mas posso te dar umas dicas: quanto mais bem lavada, menos chance de estragar na geladeira. Já no freezer, posso garantir pelo menos 3 meses, que foi mais ou menos o tempo que levei pra consumir aqui, sem nenhuma alteração.
      Fico feliz que tenha gostado! Bjsss

      Delete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...