Thursday

MOLHO BBQ Caseiro

26 Out 2017


Tenho experimentado algumas receitas da culinária norte-americana e algumas delas requerem o molho BBQ (barbeque), já bem popular por aqui pelo Brasil. Este molho mistura os elementos ácido, doce, picante e defumado. Testei algumas receitas e aqui está a que gostei mais até agora. Agora já tenho o ingrediente coringa para várias outras receitas dos nossos vizinhos do norte!

O molho BBQ já é encontrado com bastante facilidade nos mercados brasileiros, tanto os importados quanto os feitos por aqui mesmo, mais em conta. Eu, sempre fugindo dos "molhos prontos do supermercado", fui buscar uma receita caseira. A grande maioria das receitas encontradas usam o ketchup como base e o molho fica com muito gosto de ketchup. Além disso,  perde-se o objetivo de fazer o molho de forma caseira.

Acabei encontrando algumas versões que utilizam purê de tomate e/ou extrato de tomate, que são neutros, sem tempero. Desta forma, conseguimos personalizar o molho para nosso gosto. 

O resultado foi bem interessante.

MOLHO BBQ
(Receita adaptada de THE KITCHN)

1/2 colher de sopa de azeite
1/2 cebola média picada
1 dente de alho bem picado
1 xícara de purê de tomate (sem sal e sem tempero)
1/4 colher de chá de cominho 
2 colh de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de vinagre de maçã 
1 colher de sopa de melado de cana
2 colheres de chá de molho inglês
1 colher de chá de mostarda Dijon
1 colher de chá de sal defumado (ou a gosto)
pimenta do reino moída a gosto
pimenta calabresa ou molho de pimenta vermelha a gosto

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola até murchar. 

Junte o alho, refogue mais um pouco e acrescente todos os outros ingredientes.

Os temperos podem ser ajustados de acordo com o gosto, aumentando ou diminuindo as quantidades.

Deixe ferver em fogo brando por alguns minutos, até ficar cremoso. 

Se desejar um molho menos cremoso, afine-o com um pouco de água.

Deixe amornar e bata no liquidificador ou mixer, até homogeneizar.



2 comments:

  1. Hum que delícia! Vou experimentar a receita. Eu não encontro por aqui sal defumado, mas eu tenho fumaça em pó, acredito que deva dar o mesmo efeito.
    Adorei quando vi seu post na minha lista de leitura, estava com saudades, não suma não, adoro suas receitas e dicas.
    Um grande beijo.
    Frida Lucia

    ReplyDelete
    Replies
    1. O Frida! Obrigada por me esperar! Sempre bom "rever" as amigas!
      Sim, qualquer elemento defumado vale para suprir esta característica do molho!
      Bjsss

      Delete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...