Saturday, July 24, 2010

BOLO DE ABACAXI E FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

24 Jul 2010



Sabe quando você entra na cozinha pra fazer alguma coisa e TUDO... simplesmente TUDO dá CERTO?!?!?! Foi assim com este bolo de abacaxi. A massa saiu fofíssima, o recheio no ponto de doçura e textura. E até a decoração de chocolate feita na última hora, saiu perfeita! Foi feito mesmo com o coração, para comemorar o aniversário do maridão, numa reunião em família, super gostosa! 

FELIZ ANIVERSÁRIO PAULO!!!


Esta decoração de chocolate super bacana e muito simples de fazer, foi inspirada nos blogs Passionate About Baking e Ria's Collection.


BOLO

Ingredientes:

1 abacaxi
1/2 xícara de açúcar
3/4 de xícara de água

Misture o açúcar e a água numa panela e junte o abacaxi cortado em fatias. Ferva por uns 5 minutos, retire do fogo e deixe esfriar. A calda deverá ser usada para molhar o bolo e também para a massa. Caso não seja suficiente para a quantidade pedida na massa, complete com água ou leite.


Massa:
(suficiente para 1 tabuleiro de 34cm OU 2 de 24cm de diâmetro)
6 ovos
2 e 1/2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 e 1/2 xícaras da calda do abacaxi (
100g de manteiga ou margarina

Pré-aqueça o forno. Esquente a calda com a manteiga até derreter. Bata as claras em neve, junte as gemas, uma a uma, batendo bem. Junte o açúcar e bata até  ficar  fofo e claro. Peneire a farinha e fermento por cima dos ovos e misture um pouco e junte a calda com manteiga reservada (quente). Misture tudo sem bater e despeje em dois tabuleiros médios (ou 1 grande), untado e enfarinhado ou forrado com papel manteiga culinário. Asse em forno moderado por aproximadamente 40 minutos até  que espetando um palito este saia limpo. Deixe esfriar em uma grade.


Recheio:

1 lata de leite condensado
1 lata de leite
3 colheres de sopa de amido de milho
metade do abacaxi em calda picado miúdo

Leve tudo ao fogo (menos o abacaxi), mexendo sempre até ferver e engrossar. Retire do fogo e junte o abacaxi. Deixe esfriar. 

Cobertura:

500 ml de creme de leite fresco bem gelado
4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de chá de essência de baunilha.

Bata o creme de leite com o açúcar até ponto de chantilly, junte a baunilha e misture.


Montagem:

Corte o bolo ao meio, molhe com o restante da calda de abacaxi, Recheie com o creme de abacaxi e sobreponha a outra metade do bolo. Molhe novamente e cubra com chantilly. Decore com o restante do abacaxi, à gosto. Deixe na geladeira até a hora de servir.

Obs:
Como optei por fazer dois bolos, fiquei com 3 camadas de recheio. Na camada do meio, coloquei uma fina camada do recheio de abacaxi e uma camada de creme chantilly.

DECORAÇÃO DE CHOCOLATE:

Corte uma tira de papel manteiga culinário um pouco maior do que a volta do bolo. 
Tempere 100 g de chocolate meio amargo conforme instruções de temperagem de chocolate AQUI.  Coloque em um saco de confeitar com bico liso bem fininho e faça desenhos aleatórios (ou não... aí vai a criatividade de cada um...). Deixe a folha em cima de uma superfície de mármore para firmar. Quando estiver firme porém ainda maleável, enrole nas laterais do bolo previamente coberto com uma fina camada de chantilly, pressionando delicadamente. Retire o papel com cuidado e pronto! Você vai se surpreender com a sua própria criação!!

30 comments:

  1. Paulo Lacerda Jr.Jul 25, 2010, 7:40:00 AM

    Minha Querida Eterna Amada Esposa Renata, este foi o presente de aniversário mais gostoso de toda a minha vida. Muito Obrigado por todo este amor, carinho, dedicação, criatividade e magia no fazer. Desta vez tenho o prazer de dizer, PROVADO, APROVADO E TODO LAMBUZADO DE TÃO GOSTOSO. TE AMO.PARABÉNS.

    ReplyDelete
  2. Uau! Parabéns Renata! Lindo bolo. Deu água na boca.
    Ah! Parabéns também ao maridão pelo aniversário, que, com um bolo desses, tenho certeza que foi muito bom

    ReplyDelete
  3. Parabéns ao Paulo pelo Aniversário!!!!

    Parabéns a você Renata pelo bolo que está lindo e tenho certeza, está delicioso também!!!

    ReplyDelete
  4. This cake looks sooooooo cute, I like the lace arround the cake which makes it more elegant.

    ReplyDelete
  5. What a beautiful birthday cake! You are so creative. I must keep this in mind.

    ReplyDelete
  6. Renata, eu tenho viajado neste seu recanto, fico com água na boca e inspirada com tudo q vc faz e fala, mas, lendo o coment do Paulo acima, me emocionei, rripiei!!!... poxa, o amor é lindo demais... e vc faz arte, seja cozinhando, seja ceramicando, seja escrevendo, se dedicando a família e amigos. Mande um abraço de parabéns pro aniversariante e receba um também pela mulher dedicada e intensa nas demonstrações de afeto. Ahhh, logo devemos estar chegando ai... será que teremos uma fatia deste bolo??! Congele... logo vem o niver do Paulo tb!!! Vamos brindar! bj

    ReplyDelete
  7. Célia, obrigada pelas palavras tão carinhosas! Do bolo não sobrou nadinha... mas nada impede que façamos outro! Aguardamos vcs aqui! bjssss

    ReplyDelete
  8. Parabéns!ficou lindo,delicado e parece apetitoso.A decoração é que chama a atenção sabia?ninguem se interessa por algo mal acabado e sem capricho.Vc é uma artista!

    ReplyDelete
  9. Thanks for trying this technique from my blog, Renata! Great cake!

    ReplyDelete
  10. Olá Renata, não conhecia o seu blog, que tempo perdido o meu viu? Nossa, vc escreve muito bem e é de uma simplicidade maravilhosa. Esse bolo eu já copiei e imprimi, com certeza farei o mais rápido possível. Parabéns e obrigada. Bjs

    ReplyDelete
  11. olha , eu estava procurando uma decoração diferente para fazer no meu bolo, vou tentar fazer, depois te aviso se deu certo, espero que de pois o niver e amanha, lindo seu bolo e maravilhosa a decoração, parabpéns. célia

    ReplyDelete
  12. Oi Renata!!! esse bolo é muito bommmm
    eu testei e foi super aprovado aqui na minha casa, nem sobrou para o outro dia rsrs
    Parabéns pela receita, é simplismente divina!!!
    bjusssss

    ReplyDelete
  13. Que lindo,vou colocar nas minhas receitas que vendo! Te espero no apressados! Lindo domingo pra voce!

    ReplyDelete
  14. MUITO FACIL...E SABOROSO...ADORO ABACAXI...
    PARABENS PELA CRIATIVIDA...
    VOU FAZER NO PROXIMO FINAL DE SEMANA COM A DECORACAO DE CHOCOLATE E TUDO...
    E PARA ACOMPANHAR UMA DELICIOSA COCA-COLA BEM GELADINHA...
    HA...SE FICAR BOM,DEPOIS EU FALO...
    BJUSSS E T+

    ReplyDelete
  15. Ola.. Amei a receita, e gostaria de fazer para minha filha no aniversario dela... Gostaria de saber se o bolo fica ou não "esfarelando", ou se ele fica bem firme... Desculpe perguntar, mas fiz uns bolos, q na hora de rechear ou cobrir, ao passar a espátula, o bolo vinha junto, se esfarelando, o q dificultava até na hora de comer... Agradeço a atenção e aguardo sua resposta. Abçs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Essa massa fica bastante fofa, mas não esfarelenta. Quanto ao "firme", não entendi bem o que vc quer dizer, já que quando fazemos um bolo buscamos maciez. Já que vc pretende fazer o bolo para o. aniversário, poderia fazer um ensaio com a receita reduzida para ver se a textura é aquela que vc procura. A experiência pode ser feita com leite ao invés da calda de abacaxi, pois a textura será a mesma.

      Delete
  16. Oie Bom dia ,fiz essa receita sábado dia 8/9 e o bolo ficou perfeito,todo mundo adorou,soh o chantilly que nao soube fazer..ele nao ficava no ponto,mas ficou tudo gostoso ,amei !!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi! Que bom que gostou! Quanto ao chantilly, vc usou o creme de leite fresco? O creme de leite de lata ou de caixinha não viram chantilly. Caso tenha usado o creme de lete correto, ele deverá estar bem gelado para virar chantilly.
      Obrigada por prestigiar minha receita :)

      Delete
  17. adoreiii esse bolo heinn ainda mais essa decoração lindissssiiimaaa dá até dó de corta.Parabéns, pela criatividades

    ReplyDelete
  18. Nossa lindo !!!

    ReplyDelete
  19. Sou de Lisboa, Portugal, e vim aqui parar porque queria uma boa receita de bolo de ananás! Eu não encontrei uma boa receita, eu encontrei a receita perfeita para um bolo fantástico. Por isso quero deixar o meu obrigada e os parabéns pelo lindo e delicioso bolo. Boas criações!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Miss Vandy, adorei saber que gostou :)

      Delete
  20. Delicioso vai ser este que vou faze para meu filho no aniversario dele de 10 aninhos amanhã, mas comemoraremos no sabado, beijinhos estou te seguindo e convido se puder vir me visitar.
    http://artesdagis.blogspot.com

    ReplyDelete
  21. Uau, que bolo incrível. Estou fazendo agora... A massa está terminando de assar e já está lindíssima. Só que o meu não vai ficar lindão como o seu, porque eu só vou fazer o recheio. Mas tenho certeza que vai ficar uma delícia. Parabéns pelos dotes culinários. Dei uma passeada no blog e gostei bastante de tudo...

    ReplyDelete
  22. Aproveitei a receita para o aniversário do meu filho, ficou delicioso, todos adoraram. A dica da decoração usarei em outra oportunidade. Parabéns e obrigada!

    ReplyDelete
  23. oiiii que lindo seu bolo....vou fazer nessa semana para o niver das minhas filhas....mas quero saber se esta receita equivale a apenas um bolo? ou seja,deste do tamanho do seu..pois pretendo fazer bolo de andares.Obrigada e parabéns!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada!
      Este bolo da foto é a receita inteira, que foi dividida em dois tabuleiros de 24cm de diâmetro. Esta receita é suficiente para um tabuleiro de aproximadamente 34cm, caso prefira fazer um bolo só. Vou acrescentar essa informação na receita. Obrigada por perguntar :o)
      Parabéns pras filhotas, e espero que goste da receita!

      Delete
  24. oi Td bem eu estava procurando uma receita de bolo de aniversario com recheio de abacaxi, gostei muito do seu bolo e a decoracao, mas antes de vir parar aqui, eu havia ja pensado em fazer glace para poder decorar e escrever algo, sera que ficaria ruim ao inves do chantilly? tenho certeza que usarei chantilly em outra ocasiao ate mesmo porque e bem menos calorico mas pra esta vez eu pensei em fazer o glace mas nao sei se daria certo...nao sei se o glace combinaria com esse bolo, nao sei se esse bolo e pra ser servido gelado, ou se pode ser temperatura ambiente...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Kenia,
      Não sei que glacê você está se referindo, mas não vejo problema em substituir. Eu usei o chantilly, pois a proposta deste bolo é que seja gelado, além do chantilly ser uma opção bem menos doce, minha preferência em particular. Acho que o chocolate vai se comportar bem com outros tipos de cobertura apesar de eu não ter testado. Vai ser o caso de experimentar. Só aconselho colocar a decoração de chocolate enquanto o glacê estiver úmido (caso seja um que seca), para que possa aderir satisfatoriamente.
      Boa sorte!

      Delete
  25. Happy Birthday to Paul! Looks beautiful and delicious too Renata. YUM!!

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...