Saturday

NO-KNEAD BREAD (Pão sem Sova) de QUEIJO com AZEITONAS com FERMENTAÇÃO NATURAL

10 Set 2016


Depois do sucesso do Pão Sem Sova (No-Knead Bread) na minha cozinha, chegou a hora das variações. A receita básica acrescentada de queijo Grana Padano e azeitonas Azapa resultou em um pão delicioso, igualmente crocante por fora e macio por dentro. Arrancou elogios!


A sugestão do queijo e azeitona foi inspiração do site "Breadtopia".


Para fazer este delicioso pão eu usei:


70g (1/3 de xíc) de azeitonas Azapa descaroçadas e grosseiramente picadas

100g de queijo parmesão Grana Padano ralado fino


O processo é exatamente o mesmo do pão básico, sendo que acrescentei o queijo e a azeitona aos ingredientes secos. 

Após a primeira etapa de forno, com panela tampada, o pão ficou assim:


Depois voltou ao forno destampado para terminar de assar e corar.



6 comments:

  1. Oi Renata, lindo seu pão! Me tire duas dúvidas por favor: eu já faço desse pão , só que integral e com fermento granulado seco,queria saber se com este fermento natural ele fica com aquele gostinho meio acre típico do pão italiano, e se o seu pão perde a crocância conforme vai esfriando?uso forno convencional mesmo e vc?parabéns de novo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Carla,
      O pão com fermentação natural fica, sim, com ligeira acidez. Se você gosta do pão mais ácido, pode diminuir a quantidade de levain e aumentar o tempo de descanso.
      Quanto à casca, o meu ficou ainda crocante mesmo depois de frio. Começou a perder a crocância no dia seguinte, após ser embalado em saco plástico. Uma rápida passada na torradeira ou forno devolve a crocância. Uso forno doméstico, e a técnica da panela de ferro, que explico na receita do pão básico no-knead.
      Obrigada pelo carinho!

      Delete
  2. Oi Renata, como não tenho panela de ferro, uso o método de colocar duas fôrmas de bolo iguais , uma por cima da outra..voce acha que é por isso que o meu não fica crocante? Logo que esfria não está mais crocante.Grata pela resposta!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pode ser sim. Provavelmente por ser mais fina que a panela de ferro, a concentração de calor é menor e a casca formada é mais fina, o que faz com que amoleça mais rapidamente.

      Delete
    2. Tenho mesmo problema, uso forno convencional, desses de casa mesmo e meus pães ficam ótimos, mas estou com dificuldades com a casca. Na hora ela é crocante, depois de frio torna-se "mole" e se passado algum tempo, borrachuda.

      Delete
  3. ficou com um aspecto delicioso e barrado com manteiga deve ser ainda melhor!!
    bjs

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...